sexta-feira, 5 de agosto de 2011

História da Animação ! Parte 1

Começamos falando das animações que tanto estão na moda, e sempre trazem emoção, diversão e uma "parábola" que nos faz pensar em certos quesitos morais/éticos.

1995

Tudo começa em 1995 quando um pequeno estúdio de animação é comprado por uma das maiores (se não a maior) empresa de desenhos do mundo, e eis que sua animação em pós produção, ali, parada, se tornou a base fundamental para todas as animações que se seguiram, e todos os estúdios que foram surgindo posteriormente. Falamos da PIXAR e sua animação (a primeira em Computação Gráfica) TOY STORY.
PIXAR
1995
Toy Story
Tudo começa em 1995 com a chegada da Pixar, o que causou uma revolução nos longas de animação, que até a época eram em desenhos, então surgiu a Pixar como uma Subsidiária dos estúdios Disney e veio com a revolução da Animação computadorizada, conhecida hoje como animações de Computação Gráfica, com o longa de Animação TOY STORY, sob direção de John Lasseter, com Tom Hanks interpretando o Cowboy Woody, Tim Allen como o guerreiro espacial Buzz Lightyear, Don Rickles como o Sr. Cabeça de Batata, Wallace Shawn como o covarde dinossauro Rex (tinha que ser né...), Jim Varney como o cão-mola Slink, John Ratzenberger fazendo o cofrinho Porquinho e Annie Potts interpretando a pastora de rebanhos Betty. Além de trazer um roteiro totalmente original (tirando o fato da ideia existente de bonecos que ganham vida longe dos humanos), o filme é muito engraçado e divertido.
1998

Aqui começam os duelos de preferências dos gostos das pessoas quando surge paralelo à Pixar uma concorrente direta, os estúdios Dreamworks, e no mesmo ano as duas lançam animações que, como poderia dizer, disputam o gosto discarado da população, até porque o tema é o mesmo, mudando personagens e situações.

PIXAR
1998
A BUG'S LIFE (Vida de Inseto)

Mais uma vez, John Lasseter volta com uma ótima animação: Vida de Inseto, e dessa vez o personagem principal é Flik, uma formiguinha atrapalhada que embarca numa aventura para tentar salvar seu formigueiro do ataque dos gafanhotos. Assim como Toy Story, Vida de Inseto foi sucesso de bilheteria e traz os atores Dave Foley como o formiga Flik, Kevin Spacey como o gafanhoto Hooper, Denis Leary como o joaninha Francis, David Hyde-Pierce como o bicho-pau Slim, Julia Louis-Dreyfus como a formiga Princesa Atta, Bonnie Hunt como a Aranha Viúva Negra Rosie, bem como outros dubladores que mais tarde foram se tornando célebres em animações, mais uma vez, a Pixar acertou no enredo, trazendo coisas da vida real para o mundo da fantasia, como sempre nas animações da Pixar, as animações contém muitas mensagens positivas para os tele-espectadores.

DREAMWORKS
1998
ANTZ (Formiguinhaz)
Ainda no reino dos insetos, aqui temos outro filme sobre formigas e animais do seu habitat. Dos diretores Eric Darnell e Tim Johnson, o longa de animação estreante da Dreamworks traz Z no papel principal, uma formiga operária que é insatisfeito com sua vidinha de trabalho na colônia e é apaixonado pela formiga princesa Bala, motivo pelo qual ela a rapta para viverem uma vida juntos em Insectopia, onde começam as aventuras das duas formigas pelo gramado do central park. O elenco é de primeira, contando com Woody Allen como a formiga Z, Sharon Stone como a formiga princesa Bala, Gene Hackman como a formiga General Mandíbula, líder do exército das formigas, Sylvester Stallone como a formiga Weaver, o melhor amigo de Z, e Jennifer Lopez como a formiga Azteca, esposa de Weaver, além de Christopher Walken como o Coronel Cortador, Dan Aykroyd como a vespa Chip, e Danny Glover como a formiga soldado Barbatus. Uma história de companheirismo e luta pelo bem da colônia.

Comparação: Aqui vemos que apesar de enredos e roteiros diferentes, as estórias se copiam em certo ponto, no sentido de uma formiga que sai do formigueiro, vive uma aventura, com a diferença que a conquista da formiga princesa, em Vida de Inseto é por acaso, já em Formiguinhaz é o objetivo. Uma mensagem legal que ambos os longas passam é a questão valorização das amizades e do respeito e responsabilidade.

High Five - o/
27

Nenhum comentário: