segunda-feira, 10 de outubro de 2011

História da Animação ! Parte 2

Continuação da História da Animação ! Parte 1...

Em 1999, a Pixar resolveu continuar o que tinha começado para reconquistar o sucesso de seu primeiro longa de animação e lançou Toy Story 2 na tentativa de superar seu mais novo concorrente. Vida de Inseto foi bom, mas comparado à ampla divulgação que aconteceu com Formiguinhaz, os estúdios Pixar querem mostrar que foram os pioneiros e que merecem estar no topo.
PIXAR
1999
TOY STORY 2
Nesse ano sai a continuação de grande sucesso de John Lasseter: Toy Story 2, onde traz todos os personagens e mais alguns que se tornarão presenças marcantes ao longo da trama. Nessa sequencia, o Xerife Cowboy Wood (Tom Hanks) é raptado por Al (Wayne Knight), um dono de uma loja de brinquedos que é colecionador. Nisso, Buzz (Tim Allen) vai ao seu resgate, e durante toda a trama vão surgindo os novos personagens: A Cowgirl Jessie (Joan Cusack), o Mineiro (Kelsey Grammer), o leal cavalo Bala no Alvo e a boneca Barbie (Jodi Benson), isso na loja do Al, fora os brinquedos novos do Andy (John Morris), o pinguim Wheezy (Joe Ranft), a Sra. Cabeça de Batata (Estelle Harris), e logo no mesmo filme os três aliens que são adotados pelos Cabeças de Batata, e claro, o grande Imperador Zurg (Andrew Stanton - também roteirista do longa).
Clique para Wallpaper Resolução 1600x956
A sequência é boa, e aqui vemos muitos elementos de outros filmes, de brinquedos reais e principalmente de tiradas do cotidiano, exemplos são os momentos em que durante a batalha de Buzz com Zurg, este revela-se como seu pai (óbvio que é uma referência a Star Wars), os brinquedos "Robos de Combate", que são aqueles dois bonequinhos que brigam e o objetivo é derrubar o adversário (aqui uma tirada, pois um dos bonecos não tem orelha, referência ao episódio Tyson vs Holyfield), e muitos outros brinquedos que aparecem e que fazem-nos lembrar da nossa infância (até porque na época do lançamento muitos estavam na infância).
Como não houve animações esse ano, Toy Story 2 foi o único, e ganhou alguns prêmios, como o Globo de Ouro, o B.E.A. (BlockBusters Entertainment Awards) e um Grammy de Melhor canção para "When She Loved Me", uma das músicas da trilha composta por Randy Newman (ganhador dos Grammys pela composição das trilhas de Vida de Inseto, Monstros S/A e Carros).
Clique para Wallpaper Resolução 1200x768
2000
Logo após o lançamento de mais um sucesso da Pixar, a Disney deu um tempo em lançar uma nova animação dos estúdios Pixar devido o término do contrato que ambas tinham quando se associaram, onde a Pixar produziria três longas de animação para a distribuição dos estúdios Disney, que ganhou muita popularidade e teve retornos financeiros ótimos (fato que fez as duas se associarem novamente futuramente), resolvendo então a Disney lançar por conta própria um longa de animação, concorrendo diretamente com a DreamWorks que divulgou o longa de animação dos estúdios Aardman.
DISNEY ANIMATION STUDIOS
2000
DINOSAUR (Dinossauro)
Apesar de ser um filme, ele entra na sequência das animações por inovar no quesito de misturar cenários reais com personagens feitos em Computação Gráfica (primeiro do gênero, já que antes só haviam filmes desse genêro com desenhos, e não em C.G.). Dirigido por Eric Leighton e Ralph Zondag, o filme recebeu boas críticas por essa parte de inovar nos efeitos visuais, porém péssimas críticas com relação à história, devido ser clichê o fato de um animal de uma espécie ser criado por uma família de outra espécie, no caso, um dinossauro que foi criado por lêmures, fato que salvou esses lêmures quando sua ilha fora destruída. a história se segue com a mesma história de valorização da família (apesar de não ser sua família verdadeira), da amizade e da coragem para enfrentar desafios, com muitos elementos de humor durante a história, principalmente pelos lêmures "irmãos" do dinossauro.
Com um elenco de peso, a Disney traz ótimos atores para a dublagem dos personagens, como D.B. Sweeney no papel do Iguanodonte Aladar (personagem principal, o filho adotivo dos lêmures), Alfre Woodard no papel da Lêmure Plio (mãe adotiva de Aladar), Max Casella e Hayden Panettierre como os atrapalhados irmãos lêmures Zini e Suri (mulherengo Zini, como pode ser visto no final do filme quando eles estão na área de procriação dos dinossauros), Julianna Margulies como a Iguanodonte Neera (namorada de Aladar), além de Joan Plowright e Della Reese no papel das Dinossauros anciãs, a Braquiossauro Baylene e a Estiracossauro Eema, mas o destaque ficou para os dubladores brasileiros, que trouxe Fábio Assunção, Malu Mader, e as anciãs Nair Bello e Hebe Camargo, além de outros atores também consagrados no Brasil.
Clique para Wallpaper Resolução 1024x768
O marketing que girou em torno desse filme foi enorme, gerando álbum de figurinhas, lancheiras, cadernos, brinquedos, livros, materiais escolares, etc..., mas o sucesso não foi tão grande quanto o esperado pela gigante Disney.
DREAMWORKS e AARDMAN STUDIOS
2000
CHICKEN RUN (A Fuga das Galinhas)
Produzido pela Aardman Studios da Inglaterra e distribuido pela Dreamworks e pela 20th Century Fox na América, A Fuga das Galinhas traz um longa de animação no estilo já bem conhecido por curtas e outros desenhos que são feitos no mesmo estilo de Stop Motion Claymation, um estilo de animação que é feito com os personagens estilo "massinha", seguindo a tendência de animações como A Noiva Cadáver e O Estranho Mundo de Jack, de Tim Burton, com a diferença que Tim Burton utilizou bonecos em suas animações, já a dupla de diretores Nick Park e Peter Lord seguiram a tendência de modelagem de bonecos, estilo chamado de "plasticina", onde os cenários são maquetes ricas em detalhes, e os bonecos modelados quadro a quadro.
Clique para Wallpaper Resolução 1024x768
Em A Fuga das Galinhas, o roteiro se passa na época de 1950, onde mostra galinhas que estão presas num "campo de concentração", onde são orgulhosas de produzirem muitos ovos, não sabendo que o futuro lhes reserva depenação numa granja para virarem tortas de galinha, ai que a galinha Ginger e o pomposo Rocky planejam mirabolantes meios para fugir do galinheiro da família Tweedy. O elenco conta com atores de renome, trazendo Mel Gibson no papel do galo "voador" Rocky, Julia Sawalha no papel da galinha Ginger, Miranda Richardson e Tony Haygarth no papel dos humanos donos do galinheiro Sra. e Sr. Tweedy, além de Jane Horrocks, Imelda Staunton, Lynn Ferguson no papel das galinhas Babs, Bunty e Mac, além de Benjamin Whitrow como o galo velho Fowler, e de Timothy Spall e Phil Daniels, como os ratos trambiqueiros Nick e Fetcher 
Clique para Wallpaper Resolução 1024x768
No geral, A Fuga das Galinhas emplacou bem mais que Dinossauros, rendendo ao longa cerca de 11 prêmios de melhor animação e mesmo não tendo um marketing agressivo em cima dos personagens, com certeza teve mais repercussão e críticas boas do que a animação concorrente.

Fonte: Wikipedia e Veja Abril.

High Five - o/
27

Nenhum comentário: