sábado, 16 de junho de 2007

Verdades - Parte II

Hoje em dia está cada vez mais difícil de se ouvir verdades na TV. Congressos, parlamentos e até programas infantis, cheios de não-verdades. Não que isso seja mau, mas não é o correto. Mas, quem sou eu pra julgar essas coisas, um ser que vive de mentiras, segredos e brincadeiras sem graça.

"Basta-me um olhar pra me apaixonar e uma letra para te conhecer."

Letras. Palavras. Textos. Não sou professor gramático muito menos ortográfico, mas que um erro de português me irrita muito, isso sim. Salvo que no mundo da net, temos que compilhar informações e às vezes apertamos uma tecla errada. Mas daí para escrever 5 emails com a palavra "Saldade", isso não me parece ser um erro digitário, e sim ortográfico.

"Em dia de vitória ninguém fica cansado."

Para aqueles que já sentiram um gostinho de vitória, sabem que realmente é difícil se cansar com comemorações e festejos. Como aconteceu em um domingo de show, primeira vez no palco, tanto na frente quando nos bastidores, ótimo. Mesmo o dia inteiro fora de casa, sem comer, sem descanso, carregando coisas pesadas, nenhum pingo de cansaço. mas no dia seguinte... convenhamos, aí sim estamos cansados, principalmente em dia de trabalho.

"Não julgue um homem pelas suas opiniões, e sim pelo que ele se tornou em virtude delas."

Pergunte ao João, ele responderá. Um mito, mesmo depois de rejeições e sentimentos deprimíveis. soube superar e se tornar o que se tornou hoje. Einstein foi criticado, Dummond desacreditado, Da Vinci foi mal julgado, e vejam no que se tornaram, simbolos na história que irão durar pra sempre.

"Defeitos do meu amigo, lamento mas não mal digo."

Às vezes deixamos escapar certos comentários de amigos que sabemos que não deveríamos sair por aí espalhando, muitas vezes acreditando confiar no ouvinte, que pode ouvir essas coisas, mas que logo nosso amigo descobre, e aí? Porque dissemos? Quem sabe explicar, talvez a simples vontade de mostra a outra pessoa que não temos os mesmos defeitos de nossos amigos, mas muitas vezes temos defeitos piores e não sabemos olhar para dentro de nós. Como já dizia o velho deitado: "Digas com quem andas que te direi quem és."

Tá certo que muitas vezes não somos iguais as pessoas que andamos, mas temos um outro velho deitado que diz: "Junte-se aos bons, será como eles. Junte-se aos maus, será o pior deles.". Bah! Bobagem, eu não sou assim. - Diz você, mas temos que concordar que muitas vezes, por nos sentimos inferiores aos outros, acabamos por querer superar os outros, principalmente nas coisas ruins.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Verdades - Parte I

"Quem é bom em tudo, acaba não sendo bom em nada. Que é excelente em alguma coisa, é reconhecido por sua habilidade em determinados atos."

É com essa frase que começamos a bloggar hoje. Sabe que Mestre Valdir tem razão nessa frase. De que adianta ser o bom em tudo se você acaba não sendo reconhecido por cada coisa que você faz, pois nunca é perfeito, apenas é bom. Ser excelente em uma coisa significa se dedicar ao máximo àquilo que você gosta e realmente tem o Dom para fazer. Assim como conheço uma menina que tem o Dom para ser sincera. Frases desse domingo me deixaram impressionado, como: "Corta essa barba que tá muito feia."; "Seus dedos são tortos, os meus não são."; "Você tem que emagrecer."; "José Roberto é nome de trabalhador.". Apenas duas dessas frases foram para mim.

Muita gente diz que sempre é melhor ouvir a verdade, mas ninguém está pronto para encarar de frente uma verdade, que muitas vezes acaba magoando alguém, ou menos criando inimizades, nessa parte eu concordo com o grande Skylab em uma de suas letras, que diz:

"A Verdade é crua
A Verdade é nua
A Verdade torce
A Verdade é puta
A Verdade trai e nem se incomoda
A Verdade arde, A Verdade Arde."

Realmente, quando dizemos umas boas verdades para alguém, como a verdade arde e torce e muitas vezes o ouvinte acaba se sentindo traído pela verdade.

Não adianta ficar criando desculpinhas nem mentirinhas, temos que começar a ser sinceros, sinceridade acima de tudo, como já dizia o velho deitado: "Se uma amizade sobrevive a todas as verdades, então é uma amizade verdadeira." Realmente, se uma amizade não é verdadeira, você diz uma verdade que acaba virando "treta" entre os dois.