domingo, 3 de junho de 2007

A Arte de Pensar

Bom, devido a fatos, vamos mudar um pouco o rumo dos assuntos postados por aqui. Hoje vamos falar sobre a arte de pensar, uma coisa muito útil nos dias de hoje sabe, mas pouco aproveitada, pouco exercida.

Será que seres humanos hoje em dia só sabem escutar, calar e acreditar? Não fomos feitos pra isso, senão, pra que serviria um cérebro, um raciocínio, uma inteligência? Detalhes que poucos fazem questão de atribuí-los às suas vidas. Como já dizia o velho sábio que percorreu pelos quatro cantos do mundo: "Crer é mais fácil do que Pensar. Logo: Temos mais Crentes do que Pensadores." E como fazia o próprio Jesus em sua época, através de sua sabedoria e de seus ensinamentos, não entregava as respostas para as perguntas daqueles que o seguiam, e sim ensinava-lhes a pensar pos si mesmos nas respostas corretas.

Com certeza não existe 100% de crédulos, mas temos cerca de 80% de crédulos existentes, quantos os outros 20%, pensadores? acho que não. Ainda temos os céticos, que somam um total de 15%, isso nos deixa com uma margem muito baixa de pensadores. 5%? Acho que sim, mas pelo visto é raro encontrar uma pessoa assim hoje em dia.

Há muitos que se dizem "pensadores", mas no fundo são crédulos ou céticos disfarçados com sua própria máscara de querer contestar a tudo e não abrir os olhos para ver o que realmente significam aquilo em que levantam contestamento.

Acontece um fato muito comum mas pouco observado de, pessoas confundirem "Poetas" com "Letristas". Muitos acham que, porque ele fez uma letra bonita já é considerado um poeta, e não é bem assim. Letristas tanto fazem músicas quanto prosas e sonetos, nem por isso são poetas. Já alguns, com suas letras que mais parecem tiradas de um livro de 1800, garantem suas licensas poéticas com certa particularidade pelo fato de sua escrita ser diferente das demais.

Então, se pararmos para "pensar" e abrir a mente para tentarmos nos entender, será que nos tornamos céticos, crédulos ou pensadores?