sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dia De Rock !

THE DOORS
Hoje começamos falando de uma banda fora dos padrões dos meus gostos (Metal e Metal Extremo), The Doors, que tanto fez minha cabeça quando assisti o filme The Doors, de Oliver Stone, com Val Kilmer no papel principal de Jim Morrison e Meg Ryan como Pamela Courson, mulher do Jimbo, que morreu aos 27 anos (mais um para consagrar a fase "27").
Vendo no filme atuações de músicas como Light My Fire, Break On Through e People Are Strange, fica muito mais claro a proposta musical da banda e foi isso que me encantou, o "ritual" executado em cima do palco, assim como Kiss, essa é uma das bandas que eu curto "on the stage". Confesso que para uma noitada em casa com a garrafa na mão e doors na cabeça é muito boa, mas incomparável à performance de Jim Morrison (Vocal), Ray Manzarek (Teclado), Robby Krieger (Guitarra) e John Densmore (Bateria) no palco, principalmente por causa das viagens de ácido e peiote.
Um choque na sua época, The Doors teve uma estreia excelente, com músicas no seu primeiro álbum como "Break On Through", "Light My Fire", "Alabama (Whiskey Bar)" e "The End", foram decisivas para seu marco na história da música. Além das performances no palco, o que chamava a atenção para a banda também era o fato das polêmicas envolvendo rebeldia, falta de pudor, o que tornara Morrison e suas calças justas um Sex Symbol da época, marcando definitivamente o nome da banda no cenário da Contracultura no seu tempo.
Para o lançamento do álbum seguinte, o Strange Days, com destaque para as clássicas "People Are Strange", When The Music is Over", no estilo da "The End" e a excelente "Moonlight Drive", escrita muito antes da banda nas só lançada agora, os Doors atingiram a fama e deixaram o lado underground, banalisando as performances nos shows, recebendo críticas como "mesmice" e "falta de originalidade".
Em seguida vieram outras clássicas, como "Hello, I Love You", "The Unknown Soldier", "Five To One", "Touch Me", e a banda ia cada vez mais em decadência devido os excessos do Jim Morrison, e quando o fim da banda parecia derradeiro, surgem os hinos "LA Woman" e "Riders On The Storms" que transformaram a banda em mitos do rock e são conhecidas até hoje, e mesmo com a morte de Jim Morrison em 1971, a banda ainda realiza shows na atualidade.
High Five - o/
27

Nenhum comentário: