terça-feira, 28 de junho de 2011

Contra a Generalização !

"A presidenta Dilma promulgou hoje..."

"...disse nossa presidenta Dilma Roussef"

"Embora a presidenta Dilma não tenha se manifestado,..."

Cansado de ouvir tais frases em todos os jornais, revistas, programas, boletins, magazines, liquidações, folhetos de ofertas, resolvi escrever um post em "prostesto" à generalização do termo "Presidente" (e você achando que ouviria uma crítica ao governo da Dilma neh?... Não, aqui o intuito é outro).

Na morfologia, nos é ensinado noções básicas de língua portuguesa que temos esquecido nos último tempos, e as redes virtuais tem nos mostrado que isso é verdade, mas daí para qualquer jornal generalizar o termo "presidenta" é demais.

Lembrando que presidente é um substantivo comum de dois gêneros, portanto, quem indica se o substantivo é feminino ou masculino é o artigo/pronome/adjetivo que o precede. Alguns exemplos são: Dirigente, Paciente, Remetente, "Presidente".

Atualmente temos em nosso dicionário que a palavra presidente é um substantivo comum de dois gêneros, embora estes afirmem que é aceito que a palavra seja usada em sua possível forma feminina, como presidenta. Mas, banalizar esse termo é exageradíssimo, e apoio o William Bonner quando este insiste em antecipar as matérias a respeito falando da nossa "Presidente", usando o termo mais correto. Seria o uso do termo presidenta uma forma de generalizar a popularização das palavras menos utilizadas e aceitáveis de nosso limitado vocabulário?

Mas, protestos a parte, foi também um desabafo dessa popularização que tanto me incomoda, por isso vou partilhar um texto com substantivos que sãos iguais para os dois gêneros, embora no sentido feminino da coisa.

DESGENERALIZADAS

A Dirigente guia
A Motorista desvia
A Artista copia
A Comandante ordena

A Líder se mistura
A Tenente censura
A Dentista perfura
A Imigrante dá pena

A Paciente fugia
A Chefe leva vaia
A General concernia

A Modelo desvaira
A Agente te espia
A Presidente desmaia


Maknim
28/06/2011

Fica a dica - (~.º)
Fui pesquisar na net sobre o assunto e achei um blog de uma garota que compartilha quase a mesma ideia que eu, meus agradecimentos a ela, Monica Lima do blog Crase sem Crise.

High Five -
o/
27

Nenhum comentário: