quinta-feira, 14 de maio de 2009

Os Mandamentos Financeiros !

Seu Bolso Agradece.

Já ouvimos falar muito de mandamentos e orações que ajudam-nos a não gastar dinheiro.
Mas aqui, totalmente de graça você receberá os 10 Mandamentos para a Melhoria Financeira.

OS 10 MANDAMENTOS FINANCEIROS (para não gastar, economizar, render, lucrar e ganhar)

1 - Não Tenha Cartões de Crédito nem Cheques

Pagar por taxas para poder comprar aquele produto que você quer(o que não deve existir, logo falaremos disso), é pagar muito caro, e tem gente que não percebe. Taxas e Anuidades, para quem não sabe se controlar, acabam virando dívidas monstruosas. Agora, quem não puder ficar sem cartões, usa o Segundo mandamento.

2 - Tenha Somente 01(um) Cartão de Crédito

Quanto mais cartões você tiver, mais anuidades vai ter que pagar, mais caro vai ficar, mais dívidas podem surgir e fugir do seu controle se não tiver um balanço financeiro de sua liquidez.

3 - Não Pensar em "Querer", e sim em "Necessitar"

O maior erro das pessoas é "querer" comprar algo que julga ser bom, e isso que acaba por comprometer parte de nossa renda, comprar coisas das quais não necessitamos. Temos que pensar sempre, em primeiro lugar, naquilo que necessitamos, e em segundo, que não devemos ter pressa para comprar, como sugere o próximo mandamento.

4 - Não Tenha Pressa, Economize!

Comprar à vista é a melhor maneira de poder comprar o que necessitamos. Devemos planejar o que necessitamos, juntar o dinheiro e comprar depois de uns meses. Para juntar, podemos deixar guardado na poupança, o que ainda vai nos render uns trocados e comprando à vista temos a possibilidade de conseguir descontos.

5 - Mantenha um Fundo Reserva

Sabe aquele dinheirinho que fica guardado no fundo da gaveta? Não? Pois é, trate de tê-lo, pois quando alguma coisa na sua casa quebrar, algum percurso no decorrer do tempo, você terá capital suficiente para arcar com as despesas urgentes que aparecem, podendo pagá-las integralmente, sem juros e com possíveis descontos.

6 - Poupe, Poupe, Poupe

Falando em poupança, viabilize uma pequena parcela de sua renda para poder aplicar em algum fundo que lhe dê uma renda, como poupança e Mercado de Ações. Quem tem mais dinheiro pode aplicar em CDB ou em Marcados Estrangeiros.

7 - Anote Todos os Gastos

Procure ter o Hábito de anotar tudo o que você gasta, "tim por tim". Dá trabalho? No começo sim, mas depois você começa a fazer automaticamente, se torna um hábito necessário. Com isso, você vai percebendo quais são seus gastos maiores, fora do padrão das "necessidades" que temos, viabilizando recursos para você controlar seus gastos.

8 - Evitar Promoções

Bom, não precisa falar muito. Não são só as mulheres que têm problema com isso, muitos homens também, a "plaquinha" de promoções sempre atraia pessoas a comprarem coisa que não precisam por preços que podem pagar. Já parou pra pensar nisso? Que tudo que você necessita quando sai de casa não encontra em promoção?

9 - Diminua a Porcentagem da Dívida

Quem tem dívida de Cartões de Crédito e Cheques sabem que a porcentagem é altíssima ,com juros que variam de 8% a 12%. Não tendo como eliminar as dívidas, podemos amenizar, fazendo um emprétimos pessoal ou CDC para quitar estas dívidas de cartões, pagando a uma taxa bem menor que varia entre 3% e 6%.

10 - Compra Parcelada: Parcela Mínima = Juros Mínimos

Seguindo todos os mandamentos, ainda sim surgiu aquele imprevisto, aquele cara bateu no seu carro, sua cama quebrou, seu sofá foi destruído pelo cachorro, e você não tem aquele dinheiro no fundo da gaveta, e nem dinheiro para comprar à vista, tudo bem, é aceitável fazer uma compra a prazo, mas sempre buscando as menores parcelas, a maioria das lojas cobrando juros absurdos por parcelas muito altas, já outras não cobram juros por parcelas baixas, o que é uma boa opção.


Maknim
27

Nenhum comentário: